Sobre o autor
L. Frank Baum (1856-1919), autor de O mágico de Oz, fez, na verdade, 14 livros sobre o mundo de Oz. O primeiro, de título The Wonderful Wizard of Oz, foi lançado em 1900. Em 1920, um ano após a morte do autor, é lançado o último livro da série, com o título Glinda of Oz.
Nem todos os títulos têm Dorothy como personagem principal. Logo abaixo colocamos uma sinopse de cada um dos 14 livros.
Várias editoras, após esses textos caírem em domínio público, fizeram continuações e imitações de Oz. A principal autora que deu continuidade às histórias de Frank foi Ruth Plumly Thompson (1891-1976), que escreveu de 1921 a 1939 um livro sobre a terra de Oz por ano, totalizando 19 livros.
L. Frank Baum escreveu dezenas de obras não relacionadas a Oz. São poesias, peças de teatro, romances, obras infantis, ensaios.
Em boa parte dessas obras, o autor utilizou-se de pseudônimos: Edith Van Dyne, Laura Bancroft, Floyd Akers, Suzanne Metcalf, Schuyler Staunton, John Estes Cooke, Capt. Hugh Fitzgerald.
Baum era ligado ao Partido Populista dos EUA, e muitos críticos veem essa ligação como influência para a saga de Oz. Uma das teorias diz que o autor usou o livro para defender um ideal do partido: a inserção de prata na economia americana em lugar do ouro. Na obra, Dorothy usa um sapato de prata (e não de rubi) e caminha sobre tijolos de ouro, uma metáfora da sobreposição argêntea.
O espantalho seria a representação do fazendeiro estadunidense, que era visto como ignorante, mas muitas vezes imprescindível para a economia do país.
O homem de lata se referiria ao trabalhador das indústrias, robotizado e explorado.
O Leão representaria William Jennings Bryan, homem forte do partido, mas fraco nas eleições.
O exército de macacos aludiria aos nativos da América do Norte. No livro, esses personagens se lamentam do presente e fazem referência, em algumas passagens, ao passado antes da chegada dos humanos ao reino, um tempo de paz e de comunhão.
Os livros:
1. The Wonderful Wizard of Oz.
A origem. Neste livro Dorothy Gale é levada para a Terra de Oz por um ciclone. Lá, ela conhece o Espantalho, o Homem de Lata, e o Leão Covarde, tem contato com as bruxas e tenta chegar à Cidade Esmeralda para encontrar o Mágico e conseguir voltar para casa.

2. The Marvelous Land of Oz.
O garoto Tip foge da sua guardiã, a bruxa Mombi, ajudado pelo João Cabeça-de-Abóbora e pelo Cavalete. Tip se encontra com o Espantalho e o Homem de Lata e juntos passam por uma série de aventuras.

3. Ozma of Oz.
Novamente Dorothy volta a ser a protagonista. Ela é levada pela galinha Billina para Ev, um país do outro lado do deserto de Oz. Elas e o amigo mecânico Tik-Tok vão tentar salvar a família real de Ev do malvado Rei Nomo.

4. Dorothy and the Wizard in Oz.
Dorothy, seu primo Zeb, Jim - o cavalo de Zeb - e Eureka - a gata de Dorothy - são engolidos pela terra após um terremoto e voltam a Oz.

5. The Road to Oz.
Dorothy conhece o Bagunçado (em inglês Shaggy Man) e se perdem em uma estrada encantada. Durante a viagem, eles conhecem Policromia (em inglês Polychrome), a filha do arco-íris, e um garoto chamado Botão Brilhante. Juntos passam por várias aventuras até chegarem a Oz.

6. The Emerald City of Oz.
Dorothy Gale e seus tios Henry e Em estão morando em Oz e irão combater o Rei Nomo, que está criando túneis para invadir Oz.

7. The Patchwork Girl of Oz.
Um garoto chamado Ojo, do País de Munchkin, terra ao leste de Oz, precisa achar a cura para libertar seu Tio Nunkie de um feitiço que o transformou em uma estátua. Com a ajuda de Scraps, a menina dos retalhos (em inglês Patchwork Girl), Ojo vai até a Oz para tentar salvar seu tio.

8. Tik-Tok of Oz.
Betsy Bobbin e seu burrinho, Hank, foram levados para o Reino das Rosas. Ela conhece o Bagunçado (em inglês Shaggy Man), cujo irmão está sob o poder do Rei Nomo. Juntos os dois tentam salvá-lo.

9. The Scarecrow of Oz.
O Capitão Bill, Trot e o Espantalho travam uma jornada para derrubar o cruel Rei Krewl da Terra do Mau Agouro (em inglês Jinxland).

10. Rinkitink in Oz.
O Príncipe Inga de Pingaree, o Rei Rinkitink e seus companheiros se aventuram na terra dos Nomos até chegarem a Oz.

11. The Lost Princess of Oz.
Com o desaparecimento da Princesa Ozma, a governadora de Oz, e de sua panela mágica, Dorothy, o Feiticeiro, o Homem-Sapo e vários outros personagens saem para encontrá-las.

12. The Tin Woodman of Oz.
O Homem de Lata encontrou-se com sua antiga amada, que é do País de Munchkin, Nimmie Amee. Ele também descobre um outro amigo de lata chamado Capitão Fyter e com uma criatura que lembra o Frankenstein.

13. The Magic of Oz.
Último livro de Baum enquanto estava vivo, trata da história do aniversário de Ozma, princesa de Oz, e da procura dos habitantes de Oz por presentes para ela. ao mesmo tempo, Ruggedo, o antigo Rei Nomo, tenta novamente conquistar Oz, com a ajuda de Kiki Aru, um menino do País de Munchkin.
14. Glinda of Oz.
Publicado após o falecimento de Baum, este seu último livra narra a história da tentativa de Dorothy, Ozma e Glinda de pararem a guerra no País de Gillikin. O enredo desta história é um pouco mais sombrio do que o das obras anteriores.

Jason Lima
Se você gostou e deseja contribuir com as pesquisas deste blog, faça-nos uma doação.
Qualquer valor é um contributo imensurável e inestimável!
Pix: 84 98165-7144
Siga-nos no Instagram:
#portugues #gramatica #literatura #omagicodeoz #literatura #profjasonlima
Nenhum comentário:
Postar um comentário