Dom Quixote de la Mancha (1605), de Miguel de Cervantes, está visceralmente entrelaçado à influência das novelas de cavalaria, especialmente na criação da figura enigmática de Dulcineia de Toboso. Essa personagem é uma manifestação da memória literária do personagem Dom Quixote, derivada das damas idealizadas presentes nas narrativas que o cavaleiro leu.
Dom Quixote, influenciado pelas novelas de cavalaria como Amadís de Gaula e Espejo de príncipes y cavalleros, concebe Dulcineia como a dama idealizada. O nome — escolhido em contraste com a figura que inspirou a criação de Dulcineia, uma camponesa rústica com quem ele nunca falou chamada Aldonza Lorenzo — traz a sonoridade doce e poética da palavra dulzura. Cervantes habilmente emprega a ironia ao contrastar a idealização do cavaleiro com a origem prosaica de Dulcineia. O cavaleiro, ao fazer uma penitência de amor por ela, imita os rituais dos cavaleiros andantes, demonstrando a fusão de loucura e desatino presentes nas novelas de cavalaria.
A criação de uma amada imaginária é evidenciada quando Dom Quixote realiza uma mimesis, uma imitação da arte, para dar forma à sua dama ideal. O cavaleiro busca uma cópia e exige que ela seja reconhecida como o original. O episódio da caverna de Montesinos, onde sonha ver Dulcineia encantada, é uma sátira da fantasia e ilusão características do amor quixotesco. A ironia de Cervantes revela-se nas cenas cotidianas, como a carta de Dom Quixote a Dulcineia, evidenciando o contraste entre realidade e ficção, loucura e sensatez, e ridículo e sublime no amor do cavaleiro.
O amor de cavaleiro por sua amada surge como uma paródia criativa e crítica dos modelos literários anteriores. Suas declarações de amor exageram e distorcem os clichês e convenções do amor cortês, cavaleiresco, renascentista e de ouvidos presentes em romances de cavalaria como os de Amadis, Esplandian e Palmerin. A aventura do leão, a visita de Sancho à aldeia de El Toboso e a carta de Dom Quixote a Dulcineia destacam ainda mais o contraste entre a realidade e a ficção, estabelecendo o amor quixotesco como uma forma de paródia transformadora e libertadora.
Cervantes incorpora, além das novelas de cavalaria, à sua obra diversas influências literárias e culturais, notadamente de Petrarca, Dante e Erasmo. A idealização de Dulcineia reflete a influência do amor cortês de Petrarca, enquanto a busca de Dom Quixote por verdade e justiça assemelha-se à jornada espiritual de Dante na Divina Comédia. A crítica à sociedade e à igreja, inspirada em Erasmo, contribui para a complexidade da narrativa.
O conceito de metalinguagem, uma das funções da linguagem relacionada a mensagens que deixam em evidência a própria linguagem utilizada na comunicação, também está presente na obra. A metalinguagem pode ser identificada em textos que falam sobre outros textos, em obras de arte que se referem a outras obras de arte, ou em personagens que comentam sobre sua própria condição de personagens. Dulcineia é um objeto metalinguístico, pois é uma criação da memória literária de Dom Quixote, que é outro personagem fictício. Ele a imagina como uma princesa de alta linhagem e de grande beleza, sem nenhuma relação com a realidade. Dessa forma, Dulcineia é uma paródia dos motivos mais recorrentes da literatura idealista, como o amor, a honra, a valentia, o encantamento, etc. Ela é a encarnação da memória literária de Dom Quixote, que abrange as novelas de cavalaria e outros gêneros da época, como a poesia petrarquista e a literatura renascentista. Ela é um símbolo do amor quixotesco, um amor idealizado e inatingível que motiva as ações de Dom Quixote.
Dom Quixote é, portanto, um símbolo universal. É uma obra seminal na literatura mundial, o primeiro romance moderno e polifônico. Ele satiriza os romances de cavalaria da época, introduzindo uma nova forma de narrativa que influenciou a literatura subsequente. As personagens e as aventuras de Dom Quixote se tornaram parte do imaginário coletivo, sendo adaptadas em diversas formas de arte e ensinando valores universais como coragem, lealdade e a importância dos sonhos. É um marco na literatura espanhola e mundial.
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